O principal objetivo de investir na previdência complementar é garantir uma renda mensal no futuro. O período ideal para começar a investir em previdência complementar é quando se está trabalhando ou gerando renda. Nesta fase ocorre a acumulação de patrimônio, que são os depósitos que você faz no plano de previdência que contratou. É importante escolher uma contribuição mensal que não comprometa seu orçamento, mas que ainda assim gere uma boa renda no futuro.
Confira algumas vantagens de investir na previdência complementar:
#1 – Contribuição Paritária
Quem ingressou no serviço público a partir de 30/09/2016 e possua remuneração superior ao teto do INSS ou quem entrou antes dessa data e realizou a migração para o regime de previdência complementar pode ser um Participante Patrocinado. Ou seja, o órgão ao qual você está vinculado, chamado de patrocinador, também realiza contribuições para você, depositando em sua conta individual o valor idêntico ao que você poupar. Dessa forma você já tem um ganho de 100%.
#2 – Conta individual
As suas contribuições, bem como as contribuições do Patrocinador, são destinadas para a reserva individual que pertence ao Participante, observado o que dispõe o Regulamento do Plano. Isto significa que, a exemplo da conta corrente de um banco, você poderá acompanhar os seus depósitos e contribuições do Patrocinador a qualquer tempo e ver a evolução da conta individual até a sua aposentadoria. Todos os recursos depositados são investidos pela SCPREV, buscando a melhor rentabilidade para pagamento dos benefícios previdenciários.
#3 – Coberturas de Risco
No Plano SCPREV, o Participante conta com o Benefício de Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte. Caso você queira aumentar sua proteção ou prover um benefício maior aos seus beneficiários, você tem a opção de contratar, adicionalmente, uma cobertura para os riscos de invalidez e morte, a chamada Parcela Adicional de Risco. Dessa forma, na ocorrência da invalidez ou morte, você terá direito ao Benefício Suplementar.
#4 – Benefício fiscal de até 20%
Um dos benefícios de se ter um plano de previdência complementar com a SCPREV é que você pode diminuir o valor do Imposto de Renda (IR). Funciona da seguinte forma: se você é participante patrocinado é possível deduzir até 20% da sua renda bruta anual na declaração completa do IR. Já para os participantes facultativos a dedução é de até 12%.
#5 – Portabilidade
Com a portabilidade, você pode trazer os recursos de outro plano de previdência para a SCPREV ou levar os recursos acumulados na SCPREV para outro plano. O valor a ser portado consiste em 100% do que você acumulou na sua conta previdenciária e mais 100% das contribuições vertidas pelo Patrocinador para o mesmo fim, ou seja, todas as contribuições e a rentabilidade. É importante lembrar que nesta opção não há incidência de Imposto de Renda.
#6 – Resgate
Você pode resgatar suas contribuições se ocorrer o término do seu vínculo com o patrocinador e ainda não estiver aposentado. Esse instituto, o Resgate, consiste no recebimento do saldo que você acumulou na sua conta previdenciária, ou seja, as suas contribuições mais a rentabilidade. Você também terá direito a resgatar um percentual do saldo acumulado das contribuições do patrocinador. É importante lembrar que nesta opção há incidência de Imposto de Renda.
#7 – Alterar a contribuição
Uma vez por ano você pode reavaliar e alterar o seu percentual de contribuição, observados os percentuais mínimos e máximos definidos no Plano de Custeio. Para realizar a alteração basta preencher o Formulário de Alteração de Contribuição no site da SCPREV no mês de maio.
#8 – Diversificação
Todo o processo de investimentos da SCPREV é pautado pela Política de Investimentos elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo, além de seguir um conjunto de regras que estarão disponíveis para os participantes. Assim, a Entidade combina segurança com rentabilidade.
#9 – Saque no momento da concessão da aposentadoria
No momento da concessão da aposentadoria na SCPREV existe uma grande vantagem, você poderá sacar um percentual de sua escolha, limitado a 25%, do seu saldo de conta individual, nas condições estabelecidas em Regulamento.
#10 – Saldo convertido aos beneficiários em caso de morte
A pensão por morte é a renda mensal por prazo determinado que a partir do falecimento do titular é concedida aos beneficiários cadastrados por você na SCPREV. Seu valor depende do saldo acumulado, do capital segurado contratado com a seguradora e da sua expectativa de vida, sendo a renda recalculada anualmente. O valor mensal do Benefício de Pensão por Morte será rateado em cotas iguais entre os seus beneficiários.