SCPREV reúne patrocinadores para compartilhar boas práticas

A SCPREV reuniu, na tarde de segunda-feira (20), representantes dos seus patrocinadores para prestar contas de sua atuação e proporcionar um compartilhamento de boas práticas na operacionalização dos processos que envolvem a entidade. O encontro, promovido na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) teve a participação de diretores e de servidores das áreas de Gestão de Pessoas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.


O encontro foi aberto pelo diretor geral-administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, que destacou a importância do fortalecimento da previdência complementar estadual como sendo de interesse de todos.


O diretor-presidente da SCPREV, Célio Peres, ressaltou o crescimento da Entidade ao longo dos anos e lembrou que o prazo para migração patrocinada com direito ao Benefício Especial terminou em setembro, mas que há a possibilidade de reabertura deste prazo. O dirigente apontou a comunicação com os servidores como um ponto sensível a ser trabalhado para que as informações cheguem a todos os potenciais participantes como forma de subsidiar a decisão sobre a adesão ao Plano SCPREV.


A coordenadora de Seguridade da SCPREV, Débora Noetzold dos Santos, apresentou informações sobre o sistema de previdência complementar no Brasil e os números que demonstram o crescimento da fundação desde sua criação.


Troca de experiências


Na segunda parte da reunião, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça apresentaram cases de sucesso na operacionalização dos processos relativos à SCPREV. O gerente de Remuneração do MPSC, Renato Kraus, explicou como o órgão tem feito os cálculos do valor do BEP e o processo de auditoria e validação deste cálculo, método que outros poderes e órgãos têm replicado para seus servidores. Também apresentou a forma usada pelo MPSC para se comunicar com os servidores aptos a receber o BEP após a publicação do ato que disciplinou o pagamento do benefício.


Em seguida, foi a vez do TJSC expor o trabalho feito para auxiliar os servidores a decidir sobre a conveniência da adesão ao regime de previdência complementar. Uma das ações resultou diretamente em maior transparência: o Tribunal informou aos servidores o valor da média em caso de aposentadoria, fator importante para subsidiar a decisão. Em seu site, o TJSC criou uma página para tratar do assunto, com dicas e informações sobre a previdência complementar.


Outro canal de contato foi o programa Novos Laços, que recepciona os servidores recém-empossados. As reuniões mensais contam com a presença da SCPREV, que apresenta a previdência complementar aos novatos do Judiciário.


O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas do TJSC, Marcelo Dias e Silva, o servidor Raphael Jaques de Souza e o chefe da Divisão de Remuneração e Benefícios, Gláucen Vinícius Dahmer Herter, apresentaram o case do Tribunal.