SCPREV inicia programa de educação financeira e previdenciária para servidores do Estado


A SCPREV, em observância às boas práticas sobre o desenvolvimento de projetos de educação financeira e previdenciária, deu início, em 17 de maio, a um programa voltado aos servidores públicos estaduais. O programa compreende palestras e apresentações em todos os Poderes e Órgãos do Estado com o objetivo de incentivar a busca por uma vida financeira saudável, por meio do planejamento financeiro e da construção de patrimônio.


As palestras são ministradas pelo professor Jurandir Sell, doutor em Finanças Comportamentais e pioneiro nesta área no Brasil. Desde 2003 ele leciona a primeira disciplina de Finanças Pessoais do país para alunos de todos os cursos da Universidade Federal de Santa Catarina.


O primeiro encontro, promovido em parceria com o Tribunal de Contas, na sede do TCE/SC, contou com a presença do conselheiro Aderson Flores e de servidores e diretores do tribunal, além do Diretor-Presidente da SCPREV, Célio Peres.


Célio Peres abriu os trabalhos enaltecendo a parceria entre o TCE e a SCPREV, fez um breve histórico das mudanças previdenciárias mais significativas e os impactos sentidos por trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. O Diretor-Presidente da SCPREV enfatizou a importância da previdência complementar tanto para reduzir o déficit da previdência pública quanto para proporcionar uma alternativa de melhoria na renda na aposentadoria.


Na palestra, Jurandir Sell abordou questões como longevidade, qualidade de vida e preparação para a aposentadoria.


“Acho muito importante a gente pensar em longevidade, em planejamento para aposentadoria. Nós vivemos por muitos anos um sistema em que as famílias cuidavam das pessoas que ficassem mais velhas, e esse sistema acaba se rompendo pela redução do número de filhos por família e pelo aumento da longevidade”, avaliou o palestrante.


“Então se preocupar com a aposentadoria, se preocupar com a longevidade é fundamental. Acho que a gente conseguiu trazer isso aqui de forma que agregou para as pessoas. Acho que elas saem daqui mais preparadas para a longevidade, para a aposentadoria”, completou.


Sabrina Maddalozzo Pivatto, diretora do Instituto de Contas (Icon) – escola de governo do TCE/SC, que promove o aperfeiçoamento dos servidores – considerou o evento “bastante produtivo e enriquecedor” e em harmonia com a missão do Instituto. “Esclarecimento de toda forma, de formação de vida, de pessoal, e técnico. Um assunto complementa o outro e é importantíssimo para eles”, disse Sabrina.


A auditora fiscal de controle externo Marivalda May Michels Steiner também fez uma avaliação bastante positiva do encontro, que, segundo ela, “faz pensar de forma bem consciente para tomar boas decisões”.


“São apresentados dados, expectativas que a gente possa ter e informações decisivas para as tomadas de decisões para o futuro, para o nosso planejamento, nosso crescimento”, explicou a auditora. “A questão de patrimônio social, patrimônio individual e físico, além do financeiro, está tudo interligado, porque se uma questão não vai bem, desequilibra. É muito importante a gente ter esse tipo de estímulo, de orientação, para pensar nisso aí”, complementou.


Célio Peres destacou que este tipo de evento, além de promover a sintonia entre a SCPREV e seus patrocinadores, cumpre a exigência legal da Entidade de promoção de educação financeira e previdenciária. “Nosso intuito é proporcionar aos servidores – sejam nossos participantes ou não – o conhecimento necessário para um planejamento de modo que todos tenham não só uma vida longa, mas que ela seja próspera e com qualidade”, afirmou.


Previdência Complementar


Além da palestra, os participantes puderam assistir a uma apresentação técnica da equipe da SCPREV a respeito da previdência complementar e de como a fundação administra o Regime de Previdência Complementar de Santa Catarina (RPC/SC).


A coordenadora de Seguridade da SCPREV, Débora Noetzold dos Santos, apresentou a estrutura e todo o funcionamento da Entidade e as vantagens de ser participante – como a possibilidade de dedução de até 20% no Imposto de Renda dos valores investidos na SCPREV –, destacou o Benefício Especial (BEP) de incentivo à adesão patrocinada ao RPC/SC e alertou para a proximidade do fim do prazo de migração com direito ao BEP e à contrapartida do patrocinador. O assessor de Investimentos, Bruno Bergmann, explicou as diversas normas que regem a aplicação dos recursos em entidades abertas e fechadas de Previdência Complementar e da segurança dos investimentos.


Para a diretora do Icon, a apresentação “clareou bastante as dúvidas” dos servidores a respeito da previdência complementar e do BEP. “O prazo está próximo e é importante esse momento para as pessoas tirarem as dúvidas e embasar a tomada de decisão”, disse Sabrina Pivatto.


Ela considera importante a iniciativa de levar tanto a palestra quanto os esclarecimentos técnicos sobre a SCPREV a todos os servidores. “Vale muito a pena passar para os outros órgãos também”, afirmou Sabrina.


A opinião dela é compartilhada pelo professor Jurandir Sell, que se mostrou animado com a chance de difundir as ideias por toda Santa Catarina. “A expectativa é bastante grande, com vontade de partir para trabalhar com todos os patrocinadores e, principalmente, a gente começar a viajar pelo Estado, ir para o interior. É importante a gente conseguir levar essa mensagem cada vez mais longe.”


A servidora Marivalda Steiner disse recomendar a palestra a todos que tiverem a oportunidade e avaliou como necessário avançar mais no assunto da adesão à SCPREV. “Uma primeira palestra, para dar uma visão geral, um pontapé inicial para a gente começar a pensar no assunto, foi importantíssimo. Agora temos a necessidade de uma palestra um pouco mais técnica para esclarecer melhor”, finalizou.