Novidade no IR 2021: Declaração poderá ser pré-preenchida

A Declaração de Imposto de Renda (IR) referente ao ano de 2020 terá uma novidade a partir de 25/03/2021. É um projeto piloto que permite fazer uma declaração pré-preenchida sem a necessidade de se ter o certificado digital. A medida visa reduzir o número de declarações que caem na malha fina por erros de digitação ou por erro nas informações prestadas, além de simplificar e agilizar o preenchimento pelo contribuinte, visto que trará informações que a Receita Federal já possui e foram repassadas por outros órgãos, instituições financeiras, empresas e profissionais liberais.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte não precisará mais possuir um certificado digital. basta ter um cadastro no sistema unificado no site do Governo Federal GOV.BR para ter acesso a essa funcionalidade. Em seguida, ele será submetido a um processo de verificação dupla de segurança para confirmar de que se trata mesmo do contribuinte.


É importante lembrar que, para quem possui certificado digital (e-CPF), a opção de Declaração pré-preenchida já está disponível desde o ano de 2014.


Confira as informações para a sua declaração neste link.