A coordenadora de Controle Interno da SCPREV, Dra. Priscila Keller, ficou em primeiro lugar na categoria Doutorado do prêmio Academia ICE, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial, com o artigo “A Gramática do Impacto: a figura complexa dos negócios de impacto no Brasil”. O paper foi baseado na tese que rendeu a ela o título de doutorado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O trabalho analisou as tensões ecossistêmicas, organizacionais e individuais nos negócios de impacto em todo o Brasil e identificou sete desafios manifestados nos negócios de impacto: reconhecimento, articulação, equidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mecanismos de suporte financeiro, modelo de negócio e reconhecimento legal.
“Meu trabalho identificou os compromissos nos quais essas organizações se apoiam para vencer esses desafios e acredito que poderá contribuir tanto para o debate teórico quanto para a prática dos negócios de impacto”, explicou Priscila.
O ICE e os negócios de impacto
O Instituto de Cidadania Empresarial é uma organização de fomento dedicada ao fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto no Brasil.
Negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de solucionar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal – seja seu produto, serviço ou forma de operação – e atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros e se comprometem a medir o impacto que geram.
O prêmio Academia ICE é uma iniciativa que busca incentivar e reconhecer a produção acadêmica sobre investimento e negócios de impacto em todo o Brasil. Nesta oitava edição, foram premiados dois trabalhos em cada uma das categorias: Graduação, Mestrado e Doutorado.