5 maneiras de enxugar o orçamento

postado em: Artigos | 0

Passos fáceis e simples são suficientes para tornar um orçamento apertado mais saudável. Confira as dicas a seguir para aliviar o orçamento:
 
Vender coisas que você não usa


Na maioria das casas sempre há uma roupa no armário que não é usada há algum tempo, assim como aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que servem apenas para ocupar espaço. Para obter uma renda a mais, basta vendê-las. Evitar compras compulsivas para não gerar o acúmulo.
 
Eliminar gastos supérfluos
– Gastos supérfluos são aquelas compras que não trazem benefícios permanentes ou ao menos duradouro. Como por exemplo, aquele cafezinho no meio da tarde, um balde de pipoca no cinema e brinquedos comprados para os filhos e netos que são usados duas vezes e depois ficam encostados. A ideia não é deixar os gastos com lazer de lado, mas usar o dinheiro de forma mais inteligente.
 
Reduzir o pacote de TV a cabo ou o plano do celular – Serviços que são pouco utilizados não precisam ser necessariamente cancelados, mas seus custos podem ser reduzidos. Se não há tempo para ver todos os canais oferecidos pela TV a cabo, talvez seja a hora de repensar e escolher um pacote que ofereça menos opções de canais.

Se o consumidor acessa a internet pelo celular por mais tempo do que o plano contratado permite, por que não escolher um plano que seja mais adequado ao seu perfil de uso? Com certeza sairá mais barato do que pagar por mais dados de forma avulsa.
 
Consumir de forma consciente
– Hábitos de consumo conscientes, além de protegerem o meio ambiente, também aliviam o bolso. Se o imóvel tem goteiras ou vazamentos, pode ser a hora de consertar. A dica também vale para reduzir gastos com eletricidade, diminuir o tempo do banho, entre outros.
 
Revisar preços de seguros e tarifas do banco – Seguros e tarifas bancárias são custos fixos que têm grande impacto no orçamento mensal. Portanto, devem receber atenção especial quando o tema é enxugar gastos. Para isso, basta pesquisar se outros bancos e seguradoras estão oferecendo preços menores pelos mesmos serviços. É recomendável realizar essa pesquisa periodicamente.

Fonte: Exame